sábado, 13 de julho de 2013

Onde estão os responsáveis?



Comovente imagem que nos faz pensar, onde estamos nós, onde estão os responsáveis pela educação, pela igualdade de direitos e de oportunidades, pelo direito ao trabalho digno? Onde estão os responsáveis por assegurar os direitos humanos básicos?

Diante do vazio deixado pela resposta podemos admirar a grande prova de determinação deste jovem africano que, apesar dos obstáculos, não se deixa abater. Como ele, milhões de outros jovens no mundo que não desistem de seus objetivos mesmo diante das dificuldades da vida.
Se o saber é uma arma, então nos armemos...
Para este jovem africano é duro, mas, ele não toma os impedimentos como pretexto...

Muitas outras crianças e adolescentes enfrentam outras tantas limitações para estudar e ter uma vida digna. Aqui no Brasil, alunos tem que atravessar rios, andar por horas até chegar à escola. Outros desafios enfrentados pelos estudantes, também, é a precariedade das escolas: falta de material didático, falta de material de higiene, estrutura física precária, das escolas, falta de compromisso de alguns   professores e gestores. Alguns desses meninos e meninas, não desistem, ao contrário vão à luta e inclusive, servem de exemplo a outras pessoas, como este africano que vemos na foto.  Outro exemplo, atual, é a adolescente paquistanesa que foi baleada na cabeça, quando protestava contra a proibição de meninas poderem ir à escola, em seu país. Ela passou por cirurgia na Grã-Bretanha, seu crânio foi reconstituído com uma placa de titânio e ela continua na luta por dias melhores. E para que esses dias cheguem a Educação é o caminho. Somente através da educação teremos crianças alimentadas e saudáveis, 100% de crianças nas escolas, adultos alfabetizados e letrados, natureza respeitada, respeito às diferenças, políticos honestos, democracias... Como bem disse Malala “Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução.




aoap Rita Nascimento Letras/Francês pela UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário