Festival do Guaiamum e Frutos do Almada


















O Festival do Guaiamum e Frutos do Rio Almada é um evento consagrado,  é realizado em nossa Vila Juerana já faz 6 anos. Muita gente, visitantes, moradores locais, turistas, todos participando com muita alegria, degustando o delicioso Guaiamum e várias outras iguarias.
Esporte, lazer, culinária e muita simpatia que é passada por todos os moradores da comunidade.
O Festival tem como um dos objetivos atrair visitantes durante o período de baixa estação como surgiu - Visando através do Projeto Juerana Turismo , desenvolver a atividade que mantem  80% dos moradores da vila, buscando  divulgar os nossos atrativos, para que a Vila Juerana fosse mais conhecida pensamos em realização de eventos e outras formas de propaganda.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus em 2008, realizamos o Primeiro Festival do Guaiamum e Frutos do Almada.
A prefeitura nos ofereceu um evento e tínhamos apenas que escolher o nome e a sua data de realização. Foi feito uma  pesquisa entre os comerciantes e moradores e tudo aconteceu graças ao trabalho e esforço de todos.Este evento é realizado até então nos períodos de baixa estação entre os meses de Abril a setembro.
Durante os anos seguintes a Amorviju, não teve o mesmo apoio de algumas secretarias do Governo Municipal, mas com o mesmo esforço e  determinação mostrados pela Associação anteriormente, conseguimos  realizar ano passado o 5º Festival do Guaiamum.
Um evento consagrado, principal do calendário da Associação, carro chefe do Projeto Juerana Turismo, responsável por movimentar a vila com um numero de visitantes as vezes superior ao publico de datas de maior movimento do no verão e feriados prolongados.
A Vila Juerana chega a receber em média mais de 5.000 turistas e visitantes neste período.
O FESTIVAL DO GUAIAMUM EXISTE GRAÇAS A DETERMINAÇÃO DA AMORVIJU.
Dificuldades: Como no primeiro Festival tivemos o apoio da Prefeitura, os nossos esforços foram direcionados a organização do evento.....
Nos seguintes, foi a determinação de um grupo que fez com que fosse possível, inclusive contra a resistência de pessoas e setores que deveriam estar apoiando.