domingo, 7 de julho de 2013

Brasil considera 'extremamente grave' denúncia de espionagem americana, diz porta-voz do Itamaraty (?)

O governo brasileiro classificou de "extremamente grave" a denúncia de espionagem americana publicada neste domingo (7) pelo jornal "O Globo", baseada em documentos do ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana Edward Snowden, disse à AFP Tovar Nunes, porta-voz do ministério das Relações Exteriores.


"O que vimos é suficiente para que consideremos grave esta denúncia de espionagem. Haverá uma reação do governo brasileiro bilateralmente com pedido de esclarecimento", disse Nunes, indicando que o chanceler Antonio Patriota se pronunciará nas próximas horas a partir do Rio de Janeiro.

Segundo o jornal "O Globo", que teve acesso aos documentos revelados por Snowden, os serviços de inteligência dos Estados Unidos interceptaram milhões de e-mails e chamadas telefônicas no Brasil.

O jornal indica que "na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos".

"Não há números precisos, mas em janeiro passado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados", acrescenta o texto.

Nunes indicou que o Brasil "promoverá no âmbito multilateral, em fóruns como as Nações Unidas, iniciativas para garantir a segurança das informações".

O Brasil confirmou na última terça-feira ter recebido um pedido de asilo de Snowden, que está há mais de duas semanas bloqueado na zona de trânsito do aeroporto de Moscou, mas indicou que não responderia à solicitação.

O ex-consultor da NSA tem ofertas para se refugiar em Venezuela, Nicarágua e Bolívia
Fonte :.http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/07/07/brasil-considera-extremamente-grave-denuncia-de-espionagem-americana-porta-voz.htm

Nota: Não merecem confiança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário