Amorviju

Associação de Moradores de Vila Juerana-AMORVIJU

Fundada em 02 de março de 1971
Inicialmente como Juerana Esporte Clube e Ação Social, atuava na área esportiva com seu time do mesmo nome e algumas ações voltadas ao atendimento de necessidades dos associados e em alguns casos não associados tendo como finalidade a aquisição de remédios e empréstimos.
Também uma cesta básica era sorteada mensalmente entre associados participantes(só participava do sorteio o associado que dava 1 kg de alimento.
 Neste espaço de tempo foram vencidos diversos campeonatos que é demonstrado em números de troféus guardados em nossa sede.
Em 2007 na Presidência do Sr.José de Souza iniciou-se um processo de reorganização da Associação.
Neste ano foi realizado a primeira alteração estatutária e com isso a criação de novos cargos da Diretoria inclusive com a nova denominação que passou a se chamar de AMORVIJU-Associação de Moradores de Vila Juerana permanecendo assim o nome do time Juerana Esporte Clube.
Neste mesmo ano, após a estruturação da nova diretoria e a regularização dos documentos foram criados alguns projetos de suma importância para o desenvolvimento da comunidade e da própria associação.


Quebra-Molas
Devido ao grande numero de acidentes inclusive com vítimas fatais iniciamos um processo de solicitação de instalação de 3 redutores de velocidade na rodovia Ba. 001 que corta a vila.
Nos períodos de alta estação,finais de semanas e feriados era  comum o numero de acidentes de carros e motos.
Após a instalação dois anos após a solicitação dos referidos redutores evitamos a morte de várias pessoas inclusive moradores da própria comunidade.
O primeiro grande feito da Amorviju e o mais importante até esse momento.
A Vida acima de tudo!


Projeto Juerana recicláveis – Coleta seletiva de alguns itens recicláveis – Foram distribuídos em alguns pontos específicos da vila sacos grandes onde moradores e visitantes depositam latinhas e material plásticos rígidos.Coletados em seguida e vendidos a um comprador de recicláveis. Todos os recursos adquiridos foram investidos no próprio projeto e na construção da sede.

Projeto Juerana Turísmo – Visa o desenvolvimento da atividade que gera renda para a maioria das famílias da comunidade.
No primeiro momento foi usado uma área na margem do Rio Almada(160m comprimento por 35 m de largura)abandonada que servia como espaço para colocar lixo e com grandes possibilidades de invasão e nele transformado na Praça Beira Rio(nome escolhido em pesquisa pela própria comunidade).Vários mutirões aconteceram  e neles,roçagem, limpeza, colocação de tábuas de coqueiro que além de cercar a área funcionam como bancos.Posteriormente foram instalados postes de eucalipto tratados para iluminação da praça, e a criação de um parquinho para as crianças da vila e as visitantes feitos com o mesmo material.Neste espaço também foram plantadas algumas mudas de Juerana, árvore que deu o nome a Vila, e Pau Brasil que hoje raramente são vistas devido ao desmatamento e a construção de casas.Além desse espaço criamos um segundo que tem as mesmas características  em menor espaço e que estava correndo o mesmo risco e lá realizamos as mesmas benfeitorias.
 Na Pça. Beira Rio acontecem os eventos festivos da comunidade(Carnaviju, Festival do Guaiamum, Festa Das Crianças, Natal e outros)
A manutenção dos dois espaços é realizado pelo esforço dos associados e alguns moradores.

O objetivo maior da Amorviju sempre foi o  desenvolvimento da comunidade e o bem estar dos seus moradores.Os dois projetos listados acima foram pensados em primeiro momento para que fosse iniciado um processo de organização da vila para melhor atender aos seus moradores e visitantes.
Paralelo a isso foi doado pelo Presidente, Sr. José de Souza um lote e foi  
adquirido um segundo lote comprando do Sr. Vivi que ficava ao lado da área doada(Após o pagamento de 60% do valor o Sr. Vivi perdoou o saldo).Esse fato proporcionou o sonho de se construir a sede própria, pois até então todas as atividades eram realizadas no Bar 20 Ver de D. Dete durante vários anos.
Após quatro anos de muita luta, doações, eventos, bingos, rifas  e dezenas de mutirões inauguramos nossa sede própria no dia 09 de agosto de 2011.

Visando o Projeto Juerana Turísmo , necessitávamos divulgar a nossa comunidade para que ela fosse mais conhecida. Pensamos em realização de eventos e outras formas de propaganda.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus em 2008, realizamos o Primeiro Festival do Guaiamum.
A prefeitura nos ofereceu um evento e tínhamos apenas que escolher o nome e a sua data de realização. Foi feito uma  pesquisa entre os comerciantes e moradores e tudo aconteceu graças ao trabalho e esforço de todos.Este evento é realizado até então nos períodos de baixa estação entre os meses de Abril a Julho.
Durante os anos seguintes a Amorviju, não teve o mesmo apoio de algumas secretarias do Governo Municipal, mas com o mesmo esforço e  determinação mostrados pela Associação demonstrados anteriormente conseguimos  realizar este ano o 4º Festival do Guaimum.

                Criamos também o Carnaviju
Evento realizado    nos  períodos de carnaval e que além dos moradores tem a participação dos turistas que visitam nossa comunidade neste período.

             Passeio Juerana Lagoa Encantada
Evento criado para despertar nos moradores, turistas e poder público sobre o potencial existente em nossa região.
O objetivo é chegar a Lagoa Encantada, partindo da Vila de Juerana ás 05:00hs e chegada prevista para as 09:00 na Lagoa encantada respeitado-se o horário da maré para retornar novamente a Vila Juerana. Durante o percurso são servidos lanches leves, frutas e água com almoço na Lagoa ou no retorno na Juerana. O numero de participantes é ilimitado e a faixa etária é a partir dos 16 anos.
O trajeto e realizado em embarcações a remo, podendo ser canoas ou caiaques com capacidade ilimitada respeitando-se  os limites da embarcação.
Este evento foi iniciado com um grupo de 5 pessoas e no ultimo realizado ano passado o numero de participantes foi de 49 pessoas.(é cobrado uma taxa investimento em lazer que patrocinará o lanche,agua e almoço).As embarcações são de responsabilidade de cada participante e todos deverão estar usando seus coletes de segurança.


                           Projeto Cinema na Vila
Objetivo: Diversão com educação para as crianças da vila e adjacências.
Sempre aos sábados, com idade livre.
Filmes educativos e desenhos.
Refrigerantes de pipocas para a criançada.

                             Resgate Cultural
A busca das raízes culturais da vila, e a                      redescoberta do Bumba-Meu-Boi e o Samba-de-Rodas.
Irraizado na vila a mais de 3 gerações, volta ao
Cenário em grande estilo.
Esse patrimônio nasceu e é mantido na família de D.Dalva, 96 anos de vida nesta comunidade.
Apresentação oficial  sempre no mês de janeiro de cada ano.

A diretoria da Amorviju reuni-se semanalmente para discutir, elaborar planos de ação e buscar sempre melhorias para os moradores da Vila.
Mensalmente com todos os associados, momento esse que todos se encontram, sabem das novidades e contam as suas. Uma família!

Festa das Crianças
Realizada sempre no dia 12 de outubro de cada ano, na Praça Beira Rio, atende as crianças da vila e as visitantes presentes.
Tem inicio as 09:00hs e seu fim é previsto para 17:00.
Musicas, brincadeiras, presentes e muito sorvete, doces e bolos.
Este evento uni todos os associados, moradores, religiosos, comerciantes e escolas de toda a vila.

Festa de Natal
Evento destinado a distribuir presentes para as criaças da comunidade e adjacências. Sempre realizado no dia 24 de dezembro e que conta além dos presentes, muito bolo refrigenrantes e muita brincadeira.

Além desses eventos, comemoramos o dia das