quarta-feira, 31 de julho de 2013

Funcionários de aeroportos prometem entrar em greve nesta quarta-feira

Os funcionários da Infraero, estatal que administra aeroportos, entram em greve por reajuste salarial e benefícios a partir da 0h desta quarta-feira (31).

A paralisação deve afetar 63 aeroportos administrados pela empresa, entre os quais Congonhas, em São Paulo, e Galeão, no Rio.
A categoria pede reajuste de 16% -- aumento real de 9,5% -- e cobra a manutenção das atuais condições do plano de saúde, entre outras coisas.
Segundo o Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários), a proposta da Infraero prevê reposição da inflação pelo IPCA e mudança em benefícios como o convênio médico, com maior participação dos funcionários.
Fazem parte da categoria funcionários ligados à operação de voos -de navegação aérea ao pátio de manobras-- além de empregados de suporte, como os da manutenção das esteiras e da segurança. Ao todo, 13.600 trabalhadores compõem a categoria.
A Infraero afirmou, em nota, que ainda negocia o acordo coletivo com o sindicato e informou ter um plano de contingenciamento para manter serviços essenciais caso seja preciso. O plano, diz, inclui o remanejamento de funcionários tanto do quadro administrativo quanto de operações.
A empresa nega que esteja planejando a redução de benefícios.
"O sindicato teve a paciência de aguardar passar Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude e a diretoria da empresa não teve a menor responsabilidade conosco", afirma o diretor do Sina em Congonhas, Severino Macedo.
O sindicato marcou uma assembleia para as 15h de amanhã para discutir as propostas com os trabalhadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário