domingo, 27 de outubro de 2013

EUA espionaram Merkel por mais de dez anos, diz revista- Que País É esse? Democrático?

Os Estados Unidos espionaram o celular da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, por mais de dez anos, segundo informou neste sábado (26/10) a revista alemã Der Spiegel. De acordo com a publicação, o presidente Barack Obama disse a Merkel que teria parado a prática se soubesse o que estava acontecendo.


Leia mais:
Agência de espionagem britânica quer impedir que documentos sejam utilizados em processos criminais

Der Spiegel, cuja edição será publicada amanhã (27), revela que espionar Merkel já aparece na lista de “coleta especial” da NSA (Agência de Segurança Nacional, na sigla em inglês) em documentos de 2002, três anos antes de ela ser eleita chanceler. A ordem de vigilância à líder alemã seguia em vigência poucas semanas antes da visita de Obama a Berlim, em junho.

Leia mais:
França e Alemanha tentam acordo bilateral para frear espionagem dos EUA

A revista não esclarece se a agência ouvia as conversas de Merkel e lia suas mensagens de texto ou apenas acessava dados de conexão sobre quando, com quem e a partir de onde a chanceler se comunicava.

Leia mais:
“Todas as cartas devem estar sobre a mesa”, diz ministro de Merkel a embaixador dos EUA

De acordo com a documentação da NSA, além de Berlim, os EUA teriam mantido na Alemanha uma base de espionagem em Frankfurt. Sobre o centro da capital, o documento da agência diz que “não é legalmente registrado” e que sua descoberta provocaria “graves danos para as relações entre os EUA e outros países”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário