quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Veja as propriedades medicinais de ervas e temperos

Os maravilhosos poderes das plantas medicinais! Nesta matéria reunimos informações das principais ervas e temperos utilizados em nosso dia-a-dia. Veja também como iniciar sua pequena horta em casa. Mãos a obra!  Você sabia que o tomilho possui propriedades contra infecções de garganta, pulmonares e até fúngicas? Pois é, aqui você encontrará essas e outras informações.
Boa leitura
alecrim      Alecrim (Rosmarinus officinalis)
O alecrim é considerado de fácil cultivo devido a sua resistência a pragas e razoável tolerância a seca. Pode chegar a um tamanho razoável, porém pode também ser podado e mantido em vasos.
Ele é utilizado na culinária para preparo de carnes em geral (assados, churrasco, etc.), molhos e sopas.
A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante para pessoas debilitadas. Também apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfectantes e aromáticas.
   Arruda (Ruta graveolens LRuta montanaRuta sativaRuta hortensis,Ruta latifolia)
Uma crença popular de raiz africana, remontando aos tempos coloniais, diz que os homens devem usar um pequeno galho de folhas por cima de uma orelha, ou que um galho das mesmas seja mantido no ambiente, para espantar maus espíritos.

babosa   Aloe vera (sin. A. barbadensis Mill.,A. vulgaris Lam.), conhecida popularmente como Babosa
A babosa possui folhas suculentas que possuem em seu interior um líquido viscoso e macio utilizado para fins estéticos e medicinais.
Geralmente é utilizada em problemas de pele (como acne, psoríase). É um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibateriana, cicatrizante, capacidade de re-hidratar o couro cabeludo , entre outras.
Aloe Vera também pode ser utilizada para regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.

       Camomila branca (Matricaria recutita)
Suas partes mais usadas são as flores e as folhas. Surpreende por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos.
A lenda diz que atrai dinheiro se plantada ao redor da casa , afasta o olho gordo; simboliza a prosperidade.
Se dá bem em locais onde faça um pouco de frio, com sol pleno, solos bem drenados, argilo-arenosos e férteis; assegura a saúde das plantas ao redor, convive bem com as couves, cebolas, mentas e repolho.

    Capim-limão (Cymbopogon citratus)
É uma planta medicinal, usada em medicina popular, sendo, para esse efeito, utilizadas as folhas que, em infusão, têm propriedades febrígugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes além de ser bactericida, hepato-protectora, anti-espasmódica, estimulante da circulação periférica, e estimulante estomacal e lácteo.

    Carqueja (Baccharis trimera (Less) DC; Asteraceae)
É uma planta ideal para canteiros de jardins, pois cresce formando tufos espessos. Algumas de suas propriedades medicinais são o combate a diabetes, anemia, inflamações das vias urinárias, baço, bexiga e rins.

      Citronela (Cymbopogon winterianus; Cymbopogon nardus)
A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima (óleo essencial) para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta, porém, para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
Uma outra forma de aproveitar o poder repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta e usá-lo para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, etc.

       Erva-cidreira de folha ou Melissa(Melissa officinalis)
É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante.
Acredita-se que a melissa apresenta inúmeras propriedades medicinais: é usada para diminuir gases e cólicas, estimula a transpiração, é calmante, sedativa, digestiva, age contra a insônia, enxaqueca, tensão nervosa, ansiedade e ajuda nos casos de traumatismo emocional.
Em geral, a planta necessita de muita luz solar, mas deve-se evitar o excesso e calor.

       Hortelã-verde (Mentha spicata)
É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. As vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental.
É também utilizada como planta medicinal: estimulante, estomacal, carminativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremoneres nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração.

Losna ou Absinto (Artemisia absinthium L.)
A principal característica desta planta é o sabor amargo. A losna se propaga por meio de sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia. O solo ideal para o cultivo deve ser argilo-arenoso, fértil e profundo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, é essencial garantir uma profundidade de 30 cm, mais ou menos.
Usada corretamente e sem excessos, a infusão da losna pode aumentar a secreção biliar, favorecendo o funcionamento do fígado e, ingerida meia hora antes da refeição, pode agir como estimulante do apetite e auxiliar da digestão.

        Manjerona (Origanum majorana,Lamiaceae)
A planta gosta de solos arenosos ou areno-argilosos, ricos em matéria orgânica e com boa drenagem, o clima úmido é ideal, entretanto, é preciso atenção: o solo não deve ser excessiva e constantemente molhado.
O suco da manjerona já foi muito usado para lustrar móveis e tingir lãs de vermelho-púrpura. Hoje indústrias especializadas utilizam a erva para aromatizar bebidas, condimentos, carnes, sopas em pó, sorvetes, balas, etc. Como relaxante, a manjerona pode ser combinada com o alecrim e a menta, no preparo de um delicioso banho calmante. O vinagre feito com a erva também pode ser misturado na água do banho ou friccionado no corpo para se recuperar do cansaço físico.

     Orégano ou orégão (Origanum vulgare)
O orégano é considerado um tônico para o aparelho digestivo, pois seu forte e inconfundível aroma, o sabor amarguinho e picante resultamntes do seu óleo essencial, composto por cervacol, cimeno, linalol e tanino garantem as propriedades digestivas. A erva também é usada em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais.

    Tomilho (Thymus vulgaris)
Possui folhas pequenas, lineares ou lanceoladas, e flores róseas ou esbranquiçadas. É especialmente cultivado como condimento. Tem propriedades anti-sépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas. Em infusão, é usado no combate a infecções de garganta e pulmonares, na asma e na eliminação de parasitas. Externamente, alivia picadas, dores reumáticas e infecções fúngicas.

      Espinheira-Santa (Maytenus ilicifolia)
Na medicina popular, a espinheira-santa é famosa no combate à úlcera e outros problemas estomacais.
As folhas, frescas ou secas, são utilizadas no preparo de infusões para uso interno e externo. O efeito cicatrizante também pode ser observado no tratamento de problemas da pele.

       Alfavaquinha (Ocimum basilicum)
São tambem conhecidas como manjericão. As folhas são uma fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro) além de serem sudoríferas e diuréticas, indicadas para os casos de ardor ao urinar. Bom para compressas nos bicos doloridos das lactantes. Auxilia na boa circulação, pele, dores reumáticas, tosse e resfriados. Ajuda fazer a digestão. Afasta fadiga. Bom para aftas. Dá excelente pomada antibacteriana. Utliizada na culinária no preparo de molhos e carnes.

      Bálsamo (Toluifera balsamun)
O bálsamo é empregado externamente em forma de lavagens.Sua aplicação é feita sobre esfoladuras, feridas, contusões e sarnas.

     Estragão (Artemisia dracunculus)
O estragão é um tempero típico da culinária francesa e é utilizado para realçar o sabor de certos ingrediente e alimentos. O sabor da folha de estragão é adocicado e ao mesmo tempo levemente picante.
A folha do estragão é utilizada na preparação de pickles, como pepinos em conserva à base de vinagre; em cozidos de panela, em saladas verdes, etc.
      Poejo (Pulegium vulgare)
Planta vivaz, perene. Folhas verde vivo, pequeninas e de cheiro parecido com hortelã pimenta, caules frouxos, rastejantes, lançando raízes nos pontos em que entram em contato com o solo. Altura máxima de quinze centímetros.
O poejo atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e antiséptico.

    Sálvia (Salvia officinallis)
Folhas inseridas aos pares, verde-acinzentadas. Cultivada junto à arruda e orégano vai super bem; suporta a seca e terra areno-argilosa. Em épocas frias ou de muita chuva perde as folhas, e aproveita-se para fazer novas mudas a partir de estacas de galho.
Ajuda a fazer a digestão e é anti-séptica, fungicida e contém estrógeno. Ajuda a combater a diarréia. O chá é bom para gengivas inflamadas, aftas, dores de garganta e problemas de mucosas, além de aliviar diabetes e sintomas de menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário