quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SECA NO NORDESTE - UMA IDÉIA QUE PODE DAR CERTO!



Já faz muito tempo que ouço falar da seca no Nordeste. Esse assunto na realidade, há décadas se tornou bandeira politica. É o básico para um "Politico" se aproveitar da situação. Este é apenas um pequeno comentário do que penso sobre esse assunto. Em verdade, não acredito que eles (os “Políticos”) tenham qualquer interesse em resolver esse problema.
Há muitos anos ouço falar em uma região do Nordeste que produz Uvas. Quando ouvi isso, pela primeira vez, tinha mais ou menos 14 anos. A produção chegava a ser duas safras por ano, enquanto outras regiões do Brasil apenas uma. Hoje com 50, a região continua existindo e em pleno desenvolvimento, com vinículas e sempre crescendo, mas, 90% do nordeste continua na mesma situação.




Diversos programas foram criados, nenhum com envergadura e ou determinação de resolver verdadeiramente o problema. Talvez não queiram quebrar o pote de ouro. Uma falta de coração muito grande. O fato de o “Político” ser do nordeste, não quer dizer nada, prova disso é o ex Presidente Lula... O que ele fez para acabar ou apenas minimizar esse sofrimento? O povo do Nordeste é trabalhador, não precisa sair daqui, ele ama a sua terra.
A Transposição do Rio São Francisco, uma ideia boa trazida pelo mesmo Presidente, contestada por muitos, iniciada sobre pressão e confirmado o destino como outras obras dos governos brasileiros. Desvios de verba, corrupção e muita irresponsabilidade, sem contar com a criação de problemas sociais devido ao deslocamento das famílias das áreas desapropriadas. Muitos canais feitos e já destruídos pelo tempo, muita destruição e muita roubalheira.
Onde vamos parar com esse tipo de administrador...? Não gostaria de entrar nessa linha de discussão, pois todos conhecem os políticos que temos e enquanto o “povo” verdadeiramente não acordar, esse País vai continuar sendo um mar de Lamas. E o Nordeste, um Mar Seco.
Esta ideia veio à minha cabeça, observando os períodos de chuva, e os períodos de seca. Quando chove em determinada parte do País em outra região está seco. Gostaria de alertar que não tenho conhecimento técnico e irei apenas divulgar uma ideia que pode ser desenvolvida por quem tiver interesse. Seria bom se fosse uma empresa privada, pois não teríamos desvios de verba e destruição da natureza. Assim, o projeto seria construído e o Nordeste viraria de Seco, para verde, de uma região pobre para uma região rica - falo de trabalho e desenvolvimento sustentáveis, não estou falando de enriquecimento de poucos para o empobrecimento da classe, já sofredora que é a classe pobre.  
O FOCO da minha proposta: aproveitar os excessos de chuvas de uma região e abastecer o Nordeste (inicialmente, pois não sabemos o que vai acontecer no futuro e no futuro TALVEZ o caminho seja inverso) Geralmente, os açudes do Nordeste estão secos...
Assim como o Brasil traz gás da Colômbia, e de outras regiões distantes, para o sul do Brasil, pode muito bem construir tubulações com sistema de bombeamento de água, tanto para um lado quanto para o outro. Se na Amazônia, estivesse chovendo muito, a água seria bombeada para o Nordeste. E se as chuvas fossem ao Sul, ou no Mato Grosso o mesmo processo aconteceria, de maneira inversa.
Comumente, em Minas Gerais também acontecem secas no mesmo período do ano, então o Estado seria também beneficiado. O Sul, cuja produção agrícola é tradicionalmente forte, é outra região atingida pela seca, inclusive, já se fala em problemas de desertificação, iria também se beneficiar.
As secas do Nordeste acontecem muitas vezes por anos seguidos, e certamente podemos mudar essa situação, visto que outras regiões sofrem com o grande volume de água. Cabem estudos mais aprofundados. Com esse sistema é possível construir tubulações que podem ser usadas a qualquer momento, abastecendo as regiões mais castigadas com a seca, e quem sabe minimizando um pouco os efeitos das chuvas.
Um projeto maior, Nacional, que vai ter a responsabilidade de distribuir a água para as regiões mais secas - esse é o primeiro critério - nos estados, outro projeto Estadual para distribuir em suas regiões, açudes e baixadas e um menor dos municípios para fazer chegar a água às propriedades... Simples assim... Cabem estudos de volumes e capacidades de armazenamento.
                                 
Eu sei que é possível... Sonho com um Nordeste, com o seu povo retornando para cuidar das suas terras... E atraindo outros, pois as grandes cidades não suportam mais tanta pressão. Meu nome é Paulo Emilio, sou artesão, moro na Bahia e acredito no desenvolvimento do povo, na sua capacidade de reagir e de sobreviver... Quem tem que mudar é o POVO, que precisa sair da omissão e começar a exigir seus direitos a uma vida digna. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário