segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Grupo Folclorico Reisado de Vila Juerana - Uma tradição mantida!


Neste ultimo sábado dia 11 aconteceu mais uma apresentação do Grupo Folclórico Reisado de Vila Juerana. A tradição foi mantida. Chegou-se ao ponto de quase  deixar de existir, hoje, além  da nova estrutura do Bumba-Meu-Boi, acrescentou-se o Samba de Roda; uniformisado e padronizado.

O Bumba-Meu-Boi da Vila Juerana, existe a mais de 100 anos, trazido pela familia de Dona Dalva(em outro plano desde agosto do ano de 2012)e mantido por ela durante seus mais de 96 anos. Hoje, quem ficou com essa tarefa de passar a nossa cultura para os nossos jovens, foi Adená(filha de D. Dalava).
Hoje estamos em festa, pois foi graças ao trabalho da Amorviju-Ass. Moradores de Vila Juerana que isso foi possivel. Foi criado o Projeto Resgate Cultural em 2009 e desde lá , uma busca constante de apoio para que esse patrimonio Cultural, que não é só na nossa Vila, mais de toda a nossa Cidade, de toda a  nossa Costa do Cacau, como de todo o Estado da Bahia e da historia Cultural do Brasil. Esse apoio que todos sabem, não existe! A Amorviju foi a luta e graças ao apoio de Muitos Amigos, conseguimos!

Do Patrocinio da compra dos tecidos, acessórios, instrumentos, da confecção voluntária das roupas, da decoração, da fotografia gratuita, da filmagem gratuita, da arrumação gratuita, do esforço voluntário de muitos, que isso virou realidade.

Esse não é Só um projeto para aparecer na Foto, esse não é um Projeto que é Sustentável para um(a), esse não é um Projeto de aparecer no Palco. Não é um projeto de Estrelas.    É um projeto do POVO!
O Projeto Resgate Cultural, foi desenhado para além de manter a Cultura seguir novos caminhos.
Na realidade, o Projeto Resgate Cultural, nasceu do Projeto Juerana Turismo que vem sendo executado aos poucos mesmo com a imcopreensão de Muitos, e ele tambem vai ser concretizado....com a ajuda de Deus!
Deus, permitiu que esse processo fosse concluido, e dará força para que alcancemos as outras etapas.


VIVA A CULTURA POPULAR!

Adená, Laercio, Zé Raimundo estão felizes, assim como todos do Grupo, assim como os moradores da Vila, assim como os Turistas que pela primeira vez, participaram de um momento como  esse.

Quem apoiou o Projeto Resgate Cultural , foi o empresário Fernando, do Emporio Bahia de Itabuna .Obrigado!
Sem demora, sem desencontros, com poucas conversas, sempre atento e respondendo todos os contatos, sem enrolação... quando não conseguimos em Ilhéus, fomos buscar em outras praças.

Agradecimentos as presenças do Secretário de Cultura, Paulo Atto, Jorge Luiz, kARLA Costa da Camara de Turismo da Costa do Cacau, e todas as pessoas que estiveram presentes.

Agradecimentos  a Justino Viana, as Meninas que costuraram as roupas, Mary Berbert de Castro, Beto, Zezinho, Pedrinho, Julimar, Cabana Inácio Bar, ao Secretário Jose Victor Pessoa e a todos que fizeram por onde esse evento fosse um sucesso.


Ainda no mês de Janeiro estaremos realizando a primeira aula de Teatro na Vila....o Bumba foi só o começo.

Fotos: Mary Berbert de Castro


Fotos: Mary Berbert de Castro

Fotos: Mary Berbert de Castro

                                                    Fotos: Mary Berbert de Castro
                                                    Fotos: Mary Berbert de Castro
                                                      Fotos: Mary Berbert de Castro 

                                                       Fotos: Mary Berbert de Castro 




Nenhum comentário:

Postar um comentário