domingo, 31 de agosto de 2014

PORTO SUL - Na ótica de Roger Moody


       Associação
                                                                              

Bom dia, amigos !
Temos o prazer de informar que à partir desta semana receberemos importantes esclarecimentos sobre o Projeto Pedra de Ferro / Porto Sul da BAMIN.
Como vocês devem saber, esse assunto já ganhou proporções internacionais devido à magnitude dos impactos que irá trazer para a região.
De Londres, o centro financeiro das grandes mineradoras do mundo, Roger Moody nos presenteará generosamente com seu vasto conhecimento na área. Roger Moody esteve no Brasil e, nas próximas semanas, publicará uma série de capítulos da crítica que escreveu sobre o assunto. Será uma chance única de acesso à informações tão valiosas sobre o assunto.
Quem é Roger Moody ?
Roger Moody é reconhecido como um dos maiores especialistas do mundo sobre os impactos sociais, ambientais, econômicos e humanos da indústria da mineração.
Ele tem realizado estudos de impacto social e ambiental em diversas minas e projetos de mineração propostos, em todo o mundo.
Estes incluem aqueles na Indonésia (Kalimatan e Sulawesi), Índia (Goa ferro e Orissa bauxita), Filipinas (ouro na região de Cordillera), Madagascar (areias venture da QMM), Guiana (Omai ouro), Colômbia (mina de carvão El Cerrejon ) e região rica em ouro do Sami do norte da Noruega e Finlândia.
Seus artigos têm aparecido em várias publicações, incluindo a Revista Mineração - Meio Ambiente, The Observer e o The Guardian, e ele foi entrevistado em muitas ocasiões pela BBC e outros canais de rádio e TV.
Os livros escritos ou editados por Roger Moody incluem:
- A Voz Indígena (1988)
- O arquivo De Gulliver (1991)
- Pilhagem - A História Da RTZ (1992)
- Para Dentro das Regiões Desconhecidas- Os Perigos Da STD (2001)
- Os Riscos Que Nós Corremos - Mineração, Comunidades E Seguro De Risco Político (2005)
- Rochas E Lugares Duros - A Globalização Da Mineração (2007).
Ele já atuou como consultor para as audiências internacionais de urânio e do Tribunal Internacional da Água, para o Fundo Mundial para a Natureza e o Conselho Mundial de Igrejas, e tem colaborado com outras ONGs de todo o mundo
Roger gerencia uma consultoria sem fins lucrativos em questões de mineração, chamada Nostromo Research. Ele também foi instrumento de criação da Minewatch em 1990, seguido pelo site do Minas e Comunidades em 2001, para a qual ele trabalha atualmente como editor (http://www.minesandcommunities.org/) .
Prefácio por Ismail Abéde
Sensibilizado pelo projeto pedra de ferro / porto sul de Ilhéus da BAMIN , Roger esteve no Brasil entre maio e junho de 2014 visitando Ilhéus, Caetité e região. Após seu retorno para Londres, resolveu publicar uma crítica sobre o que viu. É a ótica equilibrada do maior especialista mundial na área, que irá trazer luz à esse assunto tão polêmico, envolto por tantas dúvidas, incoerências, interesses políticos e financeiros.
Sua crítica servirá de instrumento para trazer esclarecimento aos que ainda estão em dúvida sobre a confiabilidade das partes envolvidas no projeto, nos mostrará projetos similares pelo mundo que enfrentam e causam sérios problemas e nos fará refletir sobre o futuro da região se o mesmo for levado adiante.
As publicações serão feitas semanalmente em Londres, pela influente organização London Mining Network ( http://londonminingnetwork.org/ ) e traduzidas e publicadas no Brasil pela Associação Ação Ilhéus e Blog da Vila Juerana ( http://jueranaturismo.blogspot.com.br/ ) .
Durante sua passagem pelo Brasil, Roger contou com o apoio da Associação Ação Ilhéus, Flipper Placas, da CPT – Comissão Pastoral da Terra e do Maisha Resort em Ilhéus.http://www.maisha.com.br/Maisha_Chales.html
Críticas e sugestões p/ Roger Moody - ismailabede@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário