sexta-feira, 14 de março de 2014

Após denúncias da ESPN, Ary Graça renuncia à presidência da CBV



Em meio ao turbilhão de revelações feitas pela série "Dossiê Vôlei", da ESPN, sobre a existência depagamento de comissões em contratos assinados diretamente com o Banco do Brasil por serviços de agenciamentos, intermediação e "assessoria na negociação de contratos de patrocínio da CBV", o presidente licenciado da Confederação Brasileira de Vôlei, Ary Graça, renunciou ao cargo nesta sexta.


LEIA MAIS
Contrato da CBV vale R$ 10 milhões a braço direito de presidente da FIVB
Cartola da CBV recebe R$ 10 milhões por 'venda de patrocínio'
Processos mostram privilégios em negócios com empresas de ex-dirigentes da CBV
Em cinco anos, gasto da CBV com marketing cresce mais de 2000%; receita, só 145%

A decisão foi anunciada em João Pessoa-PB, onde está sendo realizado congresso dos presidentes de federações estaduais de vôlei - segundo a CBV, contudo, a carta foi apresentada em dezembro de 2013. Graça ainda segue como presidente da FIVB (Federação Internacional de Voleibol), entidade que comanda desde 2012, quando sucedeu o chinês Jizhonmg Wei.

Em 27 de fevereiro, o ex-superintendente geral da entidade nacional, Marcos Pina, entregou seu cargo também após as denúncias da ESPN. A saída foi um pedido de Walter Larangeiras, presidente de fato da confederação que comanda o voleibol no Brasil, já que Graça estava licenciado. Agora, Larangeiras assume a CBV em definitivo, e Neuri Baibieri fica com a função de superintendente geral.

LEIA MAIS
Nuzman se diz surpreso e pede 'apuração' de escândalo antes de ação do COB
Comissões pagas a dirigentes podem tirar verba pública do vôlei
Após denúncias, Murilo cobra CBV: 'É um descaso com jogadores e população'

Além da renúncia, o encontro de dirigente na Paraíba também serviu para alterar o estatuto da CBV, que passa a permitir a participação de atletas no próximo encontro da entidade e apenas uma reeleição para o mandato de presidente, ou seja, no máximo, oito anos. Ao fim do encontro, os dirigente aprovaram as contas de 2013, com a presença de 26 das 27 federações estaduais filiadas.

Em nova matéria nesta sexta-feira, com base nos balanços dos últimos anos aprovados pela Assembleia da entidade, o ESPN.com.br mostra que as despesas de marketing e produção da CBV tiveram um aumento de 2.241% entre 2008 e 2012, enquanto o aumento das receitas de patrocínio ficou bem abaixo disso, com 145% de crescimento.

Ary Graça assumiu a presidência da CBV em 1997. Em quadra, acumulou excelentes resultados, com medalhas de ouro olímpicas tanto no masculino quanto feminino, além de diversos títulos de Ligas Mundias e Copas do Mundo. Fora das quadras, porém, renunciou após a publicação das denúncias do "Dossiê Vôlei", do jornalista Lúcio de Castro.

















































http://espn.uol.com.br/noticia/396273_apos-denuncias-da-espn-ary-graca-renuncia-a-presidencia-da-cbv

Nenhum comentário:

Postar um comentário