sábado, 2 de novembro de 2013

I ENCONTRO PROGRAMÁTICO | #REDE/PSB

Ao Vivo

O Primeiro Encontro Programático entre a Rede Sustentabilidade e o Partido Socialista Brasileiro ocorrido na última segunda, dia 28 de outubro, em São Paulo, foi marcado pelo diálogo e pela exposição de opiniões. Idealizado com o intuito de ser o primeiro passo para a definição do Programa de Governo dessa aliança programática, o evento contou com a presença de mais de 150 convidados entre especialistas, lideranças políticas, sociais, culturais, acadêmicas e empresariais, além do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e da ex-senadora Marina Silva, num processo aberto de construção colaborativa. O evento contou também com o uso das redes sociais como forma de interação com o público externo, mantendo um fórum de diálogo aberto.

Na abertura do evento, Marina Silva destacou o novo formato de discussão que se inicia com o encontro, "A nova política se expressa em uma nova forma de olhar as conquistas, reconhecer os erros e construir os avanços", afirmou a ex-senadora. "Essas diretrizes são ousadas, mas não maiores que a esperança e o sonho de construir um novo caminho no Brasil".
O governador Eduardo Campos reiterou a fala de Marina, frisando que o desafio da aliança programática entre os dois partidos também significa superar o atual patamar histórico do país e avançar. Para ele, as instituições brasileiras envelheceram diante de um novo tecido social e de novas plataformas de comunicação, o que exige o aprofundamento da democracia e a abertura de um ciclo de crescimento que mude, e melhore efetivamente, a vida das pessoas. "É fundamental ter clareza de que o que é mais complexo no Brasil ainda está por ser feito", concluiu.
Para atingir os objetivos que orientam a coligação, foram discutidos quais são os grandes desafios que o país terá que enfrentar, contemplando a diversidade de visões como estratégia de construção de propósitos comuns.
Divididos em onze grupos, sendo dez de participação física e um de interação com as redes sociais, os participantes discutiram três temas principais: "Manter e avançar as conquistas econômicas e sociais", "Democratizar a democracia" e "Desenvolvimento Sustentável".
Ao Vivo
Falas inspiradoras
Com o tema "Falas Inspiradoras", que, como o próprio nome sugere, serviu para inspirar os participantes do evento, a Deputada Federal Luiza Erundina (PSB-SP), o historiador Célio Turino (#Rede-SP), a Deputada Estadual Aspásia Camargo (PV-RJ) e o empresário Guilherme Leal discursaram para a plateia sobre temas distintos.
Erundina destacou a necessidade da maior participação das mulheres no poder, "Essa questão do gênero ainda está pendente na política brasileira, assim como a de negros e brancos, índios e outras raças, e não me consta que nenhum governo as tenha enfrentado", destacou.
Voltado para os valores da cultura nacional e convidando o cineasta Silvio Tendler para acompanhá-lo ao púlpito, Turino destacou a importância da cultura, "ela (a cultura) é tudo e ela transpassa a nossa vida. E todos nós estamos aqui exatamente por uma atitude cultural, e que nós devemos ter presente que ela pode desaparecer, mas ela não sai de dentro de cada um de nós. E essa é a busca, e a partir dessa busca nós podemos resgatar uma série de ações". (clique aqui para ler o discurso na íntegra)
Aspásia falou sobre a questão urbana e também ressaltou a importância da interação com a população nos debates políticos, "eles (os participantes das redes sociais) querem o que nós queremos. Não houve diferença. Se houver diferenças vamos trabalhar pra resolvê-las", concluiu.
Fechando o ciclo de palestras, Leal desenvolveu sobre o empreendedorismo e a importância da sustentabilidade, além da responsabilidade empresarial com o futuro do país, "entendo que precisamos de empresas que sejam responsáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental. Que incorporem nos seus resultados as externalidades, os benefícios e os impactos sociais e ambientais para além da promoção do desenvolvimento econômico", finalizou.
Ao Vivo
Desenvolvimento dos temas
Entre as várias exposições de ideias dos participantes, foram colocadas como questões primordiais melhorias da qualidade e eficiência dos serviços públicos e privados, e uma política educacional como prioridade absoluta e como forma de assegurar e democratizar o acesso ao conhecimento e à formação da cidadania.
Foram destacados o fim da reeleição, a introdução de candidaturas avulsas e a unificação de mandatos. Reformas do Estado também foram debatidas como meio de aprofundar a inclusão e a participação política da sociedade brasileira e o fortalecimento da democracia direta, além da redução drástica dos cargos comissionados, reformulação do Pacto Federativo – com inclusão de uma reforma tributária e descentralização radicada de receita –, a construção de bases para um ciclo duradouro de desenvolvimento sustentável, entre outras questões que serão sintetizadas e aprofundadas no próximo encontro, que deve ocorrer até o fim do ano. Todas as questões resultarão num ponto de convergência para a construção do Programa de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário